Bandidos da lei.



Ora, ora. Policiais recebendo propina de traficantes em prol da facilitação da venda de drogas! Policiais sequestrando e matando pessoas inocentes e tachando as mesmas de traficantes! Policiais vendendo armas para traficantes! Chefes de batalhões envolvidos nessa lama toda!
Bem, até aí nenhuma novidade, pelo menos para mim (já que ainda existem pessoas que acham que essas coisas não existem), sabe aquele povo que compra uma peneira bem grande para tapar os problemas? Pois então, é dessas pessoas que estou falando.
Nada seria novo se não tivesse acontecido uma mega operação para que policiais dessa estirpe fossem presos, ou melhor, capturados, pois pelo que tudo indica o Governador do Rio irá apenas expulsar os envolvidos. O camarada comete crimes, mata pessoas inocentes, injeta combustível na guerra do narcotráfico, e o que ele ganha é uma expulsão. Enfim, nem entrarei neste mérito para não me alongar muito, pois já escrevi tanto sobre isso que já estou cansado e enojado a respeito deste tema.
O fato é que nessa semana ocorreu uma mega operação no Rio de Janeiro, mas precisamente no município de Duque de Caxias, para capturar policiais militares envolvidos com traficantes, e nessa história toda dois ônibus saíram lotados de policiais corruptos.
Eu ouvi um delegado dizendo que segundo a inteligência (odeio esse termo) da polícia, essa operação estava em processos investigativos há um ano, e depois desse tempo, eles conseguiram reunir provas suficientes para que mais de sessenta mandados de prisão fossem expedidos para os maus policiais; mas isso tudo de tempo senhor delegado? Nem precisava tanto, francamente.
Eu só sei que por enquanto pararam por aí; e eu achando que a operação iria abranger a capital, mas até agora nada, talvez eles tenham ficado com medo de reduzir o contingente policial e ficaram só por Caxias mesmo, pois se eles forem fazer esse tipo de operação mais a fundo, eu acho que não vai sobrar policial suficiente para patrulhar a cidade não, e por conta disso, eu acho que essa operação só ocorreu porque alguém do escalão muito alto estava perdendo dinheiro, talvez até mesmo alguém do governo, de alguma secretaria de segurança, vai saber, ou melhor, nunca saberemos ao certo o motivo da operação, o fato é que isso ocorre a décadas, e não é corriqueira uma operação como essa, até porque essa foi a maior. Por isso eu achei tudo muito estranho, sinto cheio de conspiração no ar, talvez o fim do mundo esteja realmente chegando, pois autoridades se movendo para tirar de circulação policiais corruptos não é nada normal.
Onde eu moro mesmo, esse tipo de coisa acontece no mínimo uma vez na semana, antigamente os policias ficavam na moita, não gostavam de mostrar a cara, agora eles não querem nem saber, pegam dinheiro do tráfico a luz do dia para quem quiser ver, e aparentam não se importar muito com isso, parece até algo normal da função, uma atividade já designada.
Sempre que escrevo sobre policiais, os defensores se doem profundamente, e isso é fantástico, pois os argumentos que eles usam são sempre os mesmos, medíocres e cegos.
O primeiro erro do defensor do policial é achar que todo mundo que critica polícia gosta de bandido, oras, eu não gosto de nenhum dos dois, mas gosto menos do que utiliza da lei para exercer o banditismo.
Existem aqueles que também falam que a estrutura da polícia tem que ser melhorada, que eles ganham mal, e que por conta disso tudo a corrupção acaba sendo quase que inevitável. Bem, que a estrutura e o salário devam ser melhores, isso eu concordo plenamente, agora me dizer que isso estimula a corrupção é ridículo. Primeiro porque se faz prova pra entrar, todos sabem o que irão fazer e quanto irão ganhar, depois tem o fato de que um homem verdadeiramente honrado, jamais se corrompe, haja o que houver, mesmo que para isso sua vida seja ceifada. E também existe o fato de que se fomos usar esse argumento para o policial, abrimos precedentes para o pobre favelado, que não tem emprego, que não estudou, não teve oportunidade, acabou no crime, e todas aquelas falácias mais, ou seja, não me venham com essas.
Bem, não vou me alongar muito neste tema não, até porque esse assunto é chato demais, e digo chato por todo o caos que ele causa na segurança num todo. Infelizmente é um problema já enraizado na polícia do Rio de Janeiro, e na maioria do país. Vivemos em um estado tão crítico que as pessoas realmente boas, que entram para polícia para fazer realmente um bom papel, acabam não conseguindo, se frustram, ou até mesmo morrem com o famoso “fogo amigo”, pois policial que recebe propina de tráfico não gosta nadinha daquele bom samaritano que vive dizendo que entrou para polícia para cumprir a lei e fazer justiça. E é esse bom policial que anda desmotivado, e é esse que o governo e a sociedade têm que aprender a dar o real valor. E por falar em sociedade...
Eu não gostaria de terminar esta crônica só malhando a polícia não, até porque a sociedade tem muita culpa nisso, lógico que não estou falando de todos, mas boa parte da população não saberia viver em uma cidade onde a polícia não se corrompe, principalmente as pessoas que possuem um poder aquisitivo alto e que acham que tudo se compra com dinheiro. A respeito disso eu gostaria de deixar um vídeo do grande Hélio Luz, um delegado da Polícia Civil que admiro muito, e que atualmente nem sei por onde anda, mas os valores que esse cara passa com sua experiência são incríveis, sempre que explode uma crise na polícia eu me lembro dele, quem dera que tivéssemos mais guerreiros sensatos assim na polícia.
No mais é seguir vivendo, sem saber ao certo quem é o bandido, quem é a polícia, e quem é a polícia que é bandida; essa última é a pior que tem, se identificares uma, mude a direção o mais rápido possível, pois o pior bandido é aquele que possui o aval da lei, já que esse faz o que quer, e transforma cidadão de bem em bandido em um simples segundo, e o bandido de verdade ele tem como sócio.

Bruno Rico. 

Para ler a reportagem sobre os bandidos da lei: Clique aqui.



E então, há um interesse da sociedade em ter uma polícia que não seja corrupta?



Pesquisando pela grande internet eu achei uma entrevista atual do Hélio Luz, segue o link.
 

0 comentários:

Postar um comentário