O Brasil não acordou.



O povo quer ver cultura na rede Globo.
O povo quer ver imparcialidade da mídia que é controlada pelo Governo.
O povo quer ver uma polícia preparada, educada...
O povo quer ver papai Noel em pleno Junho, época de arraiá.

O povo quer demais, o povo quer que quimeras ganhem vida. Afinal, senhores manifestantes (ou vândalos, como vociferam as grandes massas tendenciosas), TV aberta não é lugar de cultura, não é lugar de instruir o povo, não é lugar de ensinar direitos, isso vai contra interesses, contra a política, ou melhor, os políticos, não espere isso da Globo e da TV aberta no geral, espere entretenimento, apenas isso, e dê-se por satisfeito.
Senhores manifestantes (lê-se vândalo, bandido e etc pela Revista Veja), não esperem que a mídia mostre todos os lados da moeda, pois ela não vai mostrar, ela vai focar em um, e será aquele que será defendido até o final, doa a quem doer, nem que para isso provas precisem ser falsificadas. Oras, os senhores se esqueceram do debate de Lula X Collor? De Brizola X Globo? Do traficante do programa do Gugu? Mas senhores, vossas memórias estão curtíssimas, a mídia brasileira num geral sempre foi assim, tendenciosa, criando coisas que sequer existem em beneficio próprio, e infelizmente são esses veículos que educam a maioria dos brasileiros que ainda insistem em se informar por um único veículo, mesmo nos tempos de hoje, com a internet cheia de mídias alternativas.
Senhores manifestantes, e a polícia? Vocês achavam mesmo que iriam ser bem tratados pelos representantes do Estado em pleno protesto contra uma medida do próprio Estado? Lembra do capitão do mato, aquele que açoitava e corria atrás do escravo fujão rebelde? Lembrou? Pois então, pelo menos nesse assunto eu acho que não preciso me alongar muito, o nobre leitor é inteligente e já entendeu onde eu quero chegar.
A questão é simples, não nos deixemos iludir, o Brasil NÃO acordou! Ele está no máximo despertando de um sono profundo, mas está longe de acordar, ainda está se remexendo pra lá e pra cá na cama, mas ele não vai levantar agora, talvez esteja no modo soneca do despertador, portanto muita calma, mas muita calma mesmo!
Essas manifestações a respeito do aumento da passagem, que começaram em São Paulo, foram para o Rio, e estão se alastrando pelo Brasil; elas possuem vários aspectos altamente positivos, e é basicamente sobre esses aspectos que eu gostaria de fazer algumas reflexões.
Uma coisa é mais do que certa: algumas pessoas finalmente estão despertando para a realidade. Por conta dos protestos, o abuso policial foi e está sendo grande (desculpe o pleonasmo), a truculência está sendo bastante usada, nas redes sociais a todo o momento surge algum relato de alguém que foi covardemente agredido pelo simples fato de estar na rua (imagina se na ditadura militar existisse Facebook, hein, mas hoje existe), até mesmo os profissionais de jornalismo que estão fazendo a cobertura estão sendo agredidos, e olha que a maioria é contra o movimento, a visão deles é outra, mas eles já estão se ajustando, pois estão tomando tiro no olho e estão voltando a enxergar melhor.
É por isso que eu digo que tudo isso que já ocorreu até agora está sendo muito bom, pois todos estão mostrando de fato as suas garras, e uma causa aparentemente simples está se transformando num monstro gigantesco, e o cidadão consciente está enxergando que não é só questão de vinte centavos, e sim de uma polícia despreparada, de uma mídia que manipula, de um Governo ditatorial que não está nem aí para voz do povo, e isso vai gerando uma revolta, e é essa revolta que de fato vai fazer o Brasil acordar, pois se olharmos por essa ótica, iremos ver que tem muita gente acordando para uma série de coisas que muitos nem esquentavam a cabeça, pois eram situações que não lhes afetava.
Outro fator muito importante a respeito dessas situações que estão fazendo com que as pessoas acordem, é a questão da abordagem da mídia. Os brasileiros estão vendo os veículos que estão priorizando um lado ao invés do outro, ninguém é cego, hoje em dia a comunicação está muito mais dinâmica, um se comunica com o outro com muito mais facilidade, o cidadão está começando a ver que a verdade muitas vezes é deturpada por conta de um interesse. Afinal, o cara vai pra manifestação, e quando chega em casa vê uma Revista Veja com uma manchete falando da marcha dos vândalos que parou São Paulo, vê uma Folha de São Paulo relatar o que não existiu, vê uma TV Globo noticiar apenas um lado, enquanto isso policial vai quebrando o vidro do próprio carro pra dizer que a culpa foi dos vândalos. A medida que o povo vai vendo isso, e vai sofrendo na pele toda essa covardia, as coisas vão clareando, e quem antes cagava e andava para o assunto começa a abraçar a causa.
É válido ressaltar que nas manifestações existem vândalos sim, e quando digo vândalos estou falando daquelas pessoas que estão ali apenas para provocar baderna a troco de nada, se duvidar nem sabem ao certo do que se trata a manifestação e estão ali, para tumultuar e fazer arruaça a troco de nada, mas isso tem em todo o lugar, e não é exclusividade do Brasil não, e esse povo é a minoria da minoria, mas aí as pessoas que são contra as manifestações sempre usam os mesmos argumentos: “ihhh, se tem vandalismo eu não apoio, ficou feio.” “Ah, estão quebrando patrimônio público, já perderam a razão.” Ou seja, argumentos pra lá de clichê, em prol de uma causa que alguns ainda acham sem importância.
Tem gente na rua falando que não é o povo que está protestando, e sim estudantes endinheirados que sequer pegam ônibus; bem, para os que pensam assim, eu só tenho a lamentar, pois protesto é protesto, barulho é barulho. E de fato o povo em si não está na rua, pois o dia que o verdadeiro povo tomar real consciência das coisas, aí sim eu vou começar a pensar se o Brasil está acordando ou não, por hora a maioria desse povo está em casa, vendo novela, ouvindo alguma música fútil, e descansando de mais uma rotina árdua de trabalho, pois o patrão, os meios de transporte, e o trânsito lhe consumiram todas as energias, e ele ainda continua achando que violência é o que os manifestantes estão fazendo nas ruas, enquanto ele é violentado todo dia, desde o momento em que acorda, até o momento em que vai dormir, mas os instrumentos de alienação estão aí para vendar-lhe os olhos.  É nessas horas que a gente vê como o trabalho do sistema está sendo bem feito, pois quando eu vejo pobre criticando uma manifestação dessas, eu penso: “É, o plano surtiu efeito.”
Para os que não têm conhecimento, é provado através de estudos que a passagem poderia ser gratuita sim, mas isso vai contra o interesse dos empresários, daí esse projeto fica sempre na gaveta (e ninguém fala muito sobre), pois de nada adianta o político agradar o eleitor, se desagradar o empresário. Tanto é que o Ministério Público sugeriu para o Governo de SP, que a passagem voltasse para o valor de R$3,00 (que já é um absurdo) por pelo menos 45 dias, enquanto se pensava em outra solução, e nesse período os ânimos se acalmariam e a seleção jogaria a sua bola de forma tranquila, mas tanto o prefeito, quanto o governador, disseram NÃO, bateram pezinho e falaram que a passagem não vai abaixar, e de fato ela não vai. Sabe quando você é criança, quer muito uma coisa, pede pra os seus pais, e quando eles falam não você começa a chorar? Só que seus pais não te dão o que você quer, pois eles sabem que se derem irão perder a moral, e toda vez que você voltar a abrir o berreiro eles terão de fazer o que você quer. Pois então, nesse caso o povo é a criança e os pais simbolizam o prefeito e o governador (pois é, PT e PSDB estão casados), e eles não vão dar esse tiro no pé de mostrar para o povo que ele tem realmente poder, se não todo mês vai ter um protesto diferente a cerca de inúmeros assuntos, e certamente político nenhum quer isso, mas não quer mesmo, pode ter certeza.
Para os que acham vinte centavos pouco, eu só faço uma pergunta: você gosta de pagar 2x por um serviço que antes era x, sendo que esse serviço não apresentou melhora nenhuma? Pois então, a passagem aumenta, nada melhora, pelo contrário, e o povo fica como otário mesmo? Se tudo acontecer como vem acontecendo vira imposição, vira ditadura, e não me venham com esse negócio que a renda do brasileiro aumentou, porque esse argumento comigo não cola, isso é falácia de economista burguês pra iludir o povo.
No Rio os carros do Exército já circulam pelas ruas, o povo está sendo tratado com ares de terrorista, pois fazer esse tipo de manifestação em época de evento internacional não é nada legal, é por isso que eu ainda sonho com o povo nas ruas na abertura da Copa do Mundo, mas eu só sonho mesmo; vou voltar a dormir, pois ao contrário do que dizem por aí, o Brasil não acordou, pois quando ele acordar – se for acordar um dia – vocês irão ver o que é barulho de verdade. 

Bruno Rico.

Segue uma musiquinha para reflexão, pois VOCÊ MERECE:


2 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se os protestos terão resultado. É necessário que apareça alguém com liderança para exigir o que deve ser feito com o país. Proponho algumas mudanças radicais: 1. deixar de ter orgulho de ser brasileiro porque só há motivo para ter vergonha deste país ridículo de terceiro mundo. 2. acabar imediatamente com a desigualdade social: políticos e servidores públicos ganhando muito enquanto peões de fábrica com atividades insalubres ganham 622 mensais; o salário mínimo deve aumentar para 1200 líquido sem aumentar os preços. Se a constituição não o permite, destruí-la: não quero lei para proteger criminoso. 3. acabar com a democracia que só serve para fazer coisa errada. É necessário uma ditadura HONESTA que obrigue esta parte geográfica do planeta a ser país de primeiro mundo. Todas ditaduras falharam e falham não porque são ditaduras, mas porque usam o dinheiro público para o bem próprio e fins bélicos e deixam o povo passando fome. 4. ter a lei do que é certo: para aplicá-la não é necessário que o crime esteja prescrito em lei: se é criminoso e não quer consertar, executar com injeção letal rapidamente (1 - 2 dias) sem torturar (usar substância para dormir primeiro). A polícia deve prevenir o crime além de combatê-lo: se alguém é mal-encarado, tem jeito de bandido, atitudes agressivas, e não quer melhorar, deveria ser executado também. 5. melhorar radicalmente a infraestrutura de todas cidades e zonas rurais do país: acabar com favelas, fazer as cidades ficarem tão bonitas quanto na Suíça e Alemanha. 6. controle de natalidade rígido para reduzir o número de habitantes no país para 100 milhões. 7. acabar com cultura brasileira, como faustão, novelas, carnaval, substituindo-os por programas didáticos e documentários. 8. impedir a comercialização de qualquer bebida alcoólica e drogas ilícitas. 9. impedir radicalmente a mendicância: oferecer a oportunidade de resgate social, emprego, e documentos. Se o mendigo se recusar e continuar a ser um risco para a população, executá-lo também. TODAS AS EXECUÇÕES DEVEM SER AMPARADAS POR LEI, REALIZADAS EM LABORATÓRIOS COM O CONSENTIMENTO DA POPULAÇÃO.

Anônimo disse...

Sem palavras para descrever o quão idiota e vazio foi esse último comentário.

Postar um comentário