Parábola taoísta pt.1 - Viver como as flores


Hoje darei início a exposição de algumas parábolas taoístas que gosto muito, me ajudam a refletir bastante, e já me ajudaram de inspiração para muitas poesias. O mundo precisa refletir mais, muito mais. Vamos dar um tempo para nós mesmos.
E nunca se esqueça: Sabedoria vale mais do que inteligência.


Viver como as flores.  

Um dia um discípulo perguntou a seu mestre:
-Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam.

-Pois viva como as flores! Advertiu o mestre.

-Como é viver como as flores? Perguntou o discípulo.

-Repare nestas flores - continuou o mestre apontando os lírios que cresciam no jardim. - Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.

-E como eu aplico isto, Mestre?-curioso perguntou o discípulo

-É justo angustiar-se com as próprias culpas, - prosseguiu o mestre- mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, portanto, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores.

2 comentários:

●๋•ραмzιηнα●๋• disse...

Lindissimooooooooo!!!
Se todos pararem pra pensar um pouco e se conseguíssemos aplicar o viver como as flores, estaríamos num mundo bem melhor!!!
Mas infelizmente, o ser humano não consegue encherca desta maneira.

Rauênya.alencar disse...

Incrível !

Postar um comentário